Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos

Introdução

O Comitê Técnico do Congresso decidiu aceitar os textos finais dos trabalhos tanto sob a forma de Resumo Estendido como de Trabalho Completo. A diferença fundamental entre os dois formatos reside no número de páginas. Considera-se que um Resumo Estendido tenha entre duas e quatro páginas completas, enquanto que o Trabalho Completo tenha entre quatro e doze páginas completas. Na prática isto significa que a versão final do seu artigo poderá ser submetida com qualquer número de páginas entre um mínimo de duas e um máximo de doze páginas completas.

Como apresentar a versão final do trabalho

O trabalho final deve ser submetido através do site do evento no formato:  MS Word (.doc ou .docx) ou Adobe Acrobat (.pdf).

Formatação do manuscrito

Especificação da Página

A página deve ser de formato A4 com margens de 20 mm de cada lado, bem como acima e abaixo. Todos os textos, tabelas e ilustrações devem aparecer dentro das margens designadas. Use o “modelo padrão do trabalho” fornecido com o logo do Congresso ABRISCO 2019. Insira números de página em seu trabalho. Isso será feito pela ABRISCO na preparação dos anais eletrônicos do Congresso.

Especificação das Fontes

Somente a fonte Times New Roman deve ser usada em todas as partes do resumo estendido. Os tamanhos das fontes variam de acordo com o local do texto conforme indicado a seguir:

Título do artigo: tamanho 12

Autores e entidades: tamanho 11

Seções e subseções: tamanho 12

Todos os demais Textos: tamanho 11

Deve ser usado somente espaçamento simples em todo o resumo conforme indicado no modelo padrão fornecido pela ABRISCO.

Título do Artigo

Centre o título na página, o qual deve ter iniciais maiúsculas (ou seja, primeira letra de cada palavra significativa deve ser maiúscula) em negrito. Após uma linha de intervalo, introduza as informações sobre os autores.

Autores e Afiliações

Centre os nomes dos autores, que devem ter iniciais maiúsculas. Após uma linha de intervalo, introduza a informação sobre a afiliação dos autores. Se os autores forem afiliados a entidades diferentes, reúna os nomes dos autores de uma mesma entidade em uma linha e na linha seguinte a entidade. Após uma linha de intervalo, repita o processo para os autores da outra entidade. Tal como para os autores, também as afiliações devem ser centradas na página.

Parágrafos

Idente cada parágrafo em 10 mm. O texto deve ser em espaço simples, justificado em ambos os lados.

Títulos das Seções Principais e de Subseções

Para os títulos das seções principais, use letras maiúsculas em negrito. Após uma linha de intervalo, Idente o parágrafo conforme indicado acima. Para os títulos das subseções, use iniciais maiúsculas em itálico. Use o esquema de numeração do modelo padrão de resumo estendido fornecido com o logo da ABRISCO e nome do Congresso.

Conteúdo do resumo estendido ou trabalho completo

Recomenda-se que todos os sumários estendidos ou trabalhos completos tenham no mínimo quatro seções principais:

  • Objetivos ou Introdução
  • Descrição
  • Resultados obtidos
  • Discussão
  • Conclusões (ou comentários finais)

Outras seções principais podem ser apresentadas, mas as quatro acima são altamente recomendadas.

Equações

As equações devem ter uma linha de espaço antes e uma depois. Devem ser identadas em 10 mm. Devem ser numeradas consecutivamente em números arábicos colocados entre parênteses, sendo esta numeração justificada pela margem direita, na ordem em que aparecem no texto.

Tabelas

As tabelas devem ser numeradas consecutivamente em números arábicos na ordem em que aparecem no texto. Devem ser colocadas próximas ao ponto onde são referidas no texto pela primeira vez (não as coloque juntas ao final do artigo). Cada tabela deve ter um título completo, indicativo do seu conteúdo, o qual deve ter o seguinte formato: Tabela 1 – Título da tabela.

Figuras

As figuras devem ser de boa qualidade gráfica. Devem ser numeradas consecutivamente em números arábicos na ordem em que aparecem no texto. Devem ser colocadas próximas ao ponto onde são referidas no texto pela primeira vez (não as coloque juntas ao final do artigo). Devem ter um título completo indicativo do seu conteúdo, o qual deve ter o seguinte formato: Figura 1 – Título da figura.

Referências

As referências devem ser feitas a trabalhos publicados que tenham uma importante relação com o trabalho realizado. Não serão aceitas relações bibliográficas. Todas as referências devem ser citadas no texto em números arábicos na ordem em que aparecem no texto. Os números devem ser indicados entre colchetes, tais como: [1] quando for uma única referência, [3, 4] quando forem duas em sequência ou [6 – 10] quando mais de duas em sequência. A lista de referências colocada ao final do resumo deve aparecer em ordem numérica, com os respectivos números das referências citadas colocados individualmente também entre colchetes, conforme exemplos abaixo.

Para um relatório técnico: autores em letras maiúsculas, título do relatório (letras iniciais maiúsculas) entre aspas, número do relatório, organização responsável pela publicação, ano (entre parênteses).

Para um livro: autores em letras maiúsculas, título do livro (letras iniciais maiúsculas) em tipo itálico, página ou número do capítulo (se quiser fornecer a especificação de forma mais clara), editora, cidade da editora, país, ano (entre parênteses).

Para um artigo publicado em uma revista: autores em letras maiúsculas, título do artigo (letras iniciais maiúsculas) entre aspas, nome da revista (letras iniciais maiúsculas) em tipo itálico, volume e número, número da primeira página do artigo na revista, ano (entre parênteses).

Para um artigo publicado em anais de congressos: autores em letras maiúsculas, título do artigo (letras iniciais maiúsculas) entre aspas, título dos anais (letras iniciais maiúsculas) em tipo itálico, local de realização do evento, data do evento, volume, número da primeira página do artigo nos anais, editora responsável pela publicação, ano (entre parênteses).

Direitos autorais

A ABRISCO não está solicitando a cessão de direitos autorais por parte dos autores. Isso significa que o trabalho apresentado no Congresso pode vir a ser publicado posteriormente em anais de outro congresso ou em revistas especializadas.

 

Baixar modelo padrão do trabalho

 

Patrocínio Ouro
Patrocínio Prata
Patrocínio Bronze
Em ParcerIa com FIRJAN
Apoio CAPES
Apoio Institucional