O Terminal Ferroviário da Ponta da Madeira (TFPM) possui uma das oficinas de manutenção de vagões mais complexas e tecnológicas do mundo, o Centro de Troca e Manutenção de Rodeiros (CTMR). Com capacidade para troca de até 170 rodeiros por dia, 6 linhas para manutenção de até 6 lotes de 110 vagões, tem por finalidade garantir que uma frota de aproximadamente 20.000 vagões se mantenha dentro dos parâmetros de segurança para garantir confiabilidade no transporte de cargas e passageiros na EFC (Estrada de Ferro Carajás). Aliado a isso, um moderno sistema de sensoriamento ferroviário, os Waysides, são responsáveis por captar a cada passagem de trens, diversos parâmetros de rodeiro. Assim, a passagem de um trem com 330 vagões gera um grande volume de dados que necessitam de uma atenção especial para que a priorização dos ativos rodantes seja feita de forma ótima, garantindo que todos os recursos sejam utilizados e não ocorram impactos tanto na manutenção como na operação de trens. Para lidar com isso, a utilização de ferramentas de Business Intelligence aliado a um forte trabalho de engenharia de dados permite o gerenciamento do quadro de ativos rodantes de forma única, agilizando a tomada de decisões.