It is known that the occurrence of a fire in a building or an industrial plant is a big problem when referring safety. If out of control the consequences of a fire can have impact on human lives, on business or even on environment. Some strategies rely on hard preventive measures, trying to avoid this type of event, while other include protective means, just to minimize or mitigate the consequences of it.
In the present work it is proposed a methodology to assess fire risk in industrial facilities, and in particular on complex and high risky ones. This methodology has the objective to determine the so-called Fire Risk Measure for specific areas in the industrial facility. The proposed methodology includes the analysis of the negative attributes of the area under consideration (or hazard factors) and the positive attributes of the referred area (or protection factors). The first include the identification of fuel type and fuel load, the existence of ignition sources or the space occupancy, while the later ones consider detection and alarm systems, extinguishing systems and passive protection.
Apart of these attributes it is also considered some influencing factors as maintenance and training of the people onsite and the relative importance of the analyzed area for the organization. At the end of this assessment process, it will be determined a Fire Risk Measure that allows to understand what are the more and less risky areas in the all facility. Based on this it is possible to work on the negative attributes in order to eliminate or reduce their contribution as well as improve some positive attributes just to decrease the risk on the most problematic areas.
The methodology has great potential to be applied to all type of facilities, regardless of the type of activity or process developed on them, contributing to a reduction in the risk of fire in these facilities.
A indústria de processo é uma atividade econômica de importância vital para a sociedade moderna, no entanto, tem causado ao longo de sua história uma série de acidentes catastróficos, que levaram à perda de vidas humanas e severos impactos ambientais. Considerando que é importante considerar outras perspectivas para o aumento da segurança das operações da indústria de processo, uma abordagem relevante é a teoria das Organizações de Alta Confiabilidade – OAC (High Reliability Organizations – HRO, em inglês), que é sustentada por cinco princípios, capazes de criar comportamentos e atitudes apropriadas nas organizações.
O objetivo da presente pesquisa é identificar práticas relevantes das OAC, de forma a verificar se elas estão presentes na indústria de processo. Para isso, realizou-se a identificação e seleção de práticas relevantes das OAC, bem como a identificação de documentos para análise qualitativa. As publicações utilizadas na metodologia consistiram em padrões de Sistema de Gestão de Segurança de Processo (SGSP), publicações a respeito da Cultura de Segurança de Processo (CSP) e Artigos com Estudos de Caso (AEC), voltados para a indústria de processo.
Utilizou-se o método de Análise Qualitativa de Documentos – AQD (Qualitative Document Analysis – QDA, em inglês), no qual foram definidos protocolos de seleção e avaliação das publicações, que resultaram na coleta dos dados. Por fim, foi feita a avaliação dos dados e definição do grau de aderência das publicações frente às práticas das OAC, através da aplicação da matriz de aderência.
O resultado mostrou que oito práticas, associadas aos princípios de Preocupação com as Falhas, Relutância contra Simplificações, Compromisso com a Resiliência e Deferência à Expertise, apresentaram um bom indicio de alinhamento com a indústria de processo. Práticas como o registro e análise de quase acidentes e revisão de planos de emergência mostraram indicação de estarem bem estabelecidas, enquanto a prática de existência de trabalhadores com uma experiência muito variada demonstrou indicação de um baixo grau de implementação na indústria de processo.
O resultado obtido pode atestar que diversas práticas relevantes das OAC se encontram com indícios de uma efetiva implantação da indústria de processo, o que mostra uma evolução dessa indústria. Pesquisas adicionais podem ser feitas em relação às práticas que não tiveram uma total aderência na indústria de processo, como oportunidade de melhoria para a implantação delas.
A análise e identificação de riscos de atividades com potencial de gerar eventos indesejados com grandes consequências as pessoas, meio ambiente, patrimônio e/ou reputação das empresas é uma prática amplamente difundida na indústria, principalmente as de grande porte e com grau de risco elevado. Neste contexto, é importante destacar que tão importante quanto a identificação dos riscos é garantir uma verificação periódica da manutenção dos níveis de risco e controles estabelecidos. Este trabalho tem por objetivo apresentar metodologia desenvolvida para revisão e análise crítica de riscos e controles de segurança em operações de movimentação de minério através de minerodutos, incluindo suas áreas de apoio. As análises são realizadas através de verificações documentais e visitas de campo para identificação das ameaças conhecidas, verificação da existência de riscos ainda não mapeados, análise das principais ações de mitigação existentes, aderência a controles e procedimentos, entre outros aspectos relevantes relacionados a uma sistemas de gestão de riscos. O resultado deste trabalho consiste na apresentação de uma visão geral da avaliação em diferentes níveis e graus de detalhamento contendo as etapas a serem realizadas, requisitos, registros e reporte de oportunidades de melhorias para a operação analisada, bem como uma análise crítica a respeito da sua aplicação, importância da equipe experiente e abrangência para atividades similares da indústria.
A indústria de óleo e gás no mundo historicamente apresenta elevados riscos aos trabalhadores, inclusive no Brasil. A abertura do mercado de óleo e gás demandou a elaboração de arcabouço regulatório para conduzir a redução dos riscos. Em 2007, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) instituiu o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) através da Resolução ANP n° 46/2007 seguindo tendências internacionais referentes a orientação direcionada a riscos e características não prescritivas.
O objetivo deste trabalho é analisar a ocorrência de acidentes fatais na indústria de exploração e produção (E&P) de petróleo segundo a Distribuição de Probabilidade de Poisson. Esta opção permite avaliar os impactos tanto das ações de fiscalização de segurança operacional quanto o marco regulatório da ANP sobre a indústria sob a ótica de um indicador de segurança operacional.
Na literatura existem abordagens para análises de acidentes baseadas em distribuições de probabilidade de Poisson e Binomial Negativa e em Análise de Séries Temporais, modelos de regressão com periodicidade e modelos estacionários Box-Jenkins. A distribuição de probabilidade de Poisson avalia a ocorrência de eventos raros e independentes para um determinado intervalo de tempo de forma proporcional ao intervalo. A probabilidade da ocorrência pode ser estimada através da taxa (λ) e, por simplicidade, assume-se que a ocorrência de morte seja independente. As ocorrências de acidentes em instalações e plataformas de produção e também em sondas marítimas e terrestres foram reportadas a ANP no período de 2012 a 2019 referente a pelo menos uma fatalidade, apresentando valor médio de 1,44. Foi observado uma taxa de mortalidade de até três acidentes de 94%.
A adequabilidade do modelo foi confirmada pelo teste de aderência Qui-quadrado ao nível de significância de 5%, sendo que o valor observado da estatística teste apresentou valor de 0,9821 e ao confrontar com o valor tabelado de 5,99, aceita-se a hipótese do ajuste a distribuição de Poisson. O modelo poderá ser utilizado para estimar o número de acidentes fatais nas futuras ações do órgão regulador nesta indústria, pois contempla melhor aferição da probabilidade da ocorrência ao longo do tempo.
We propose a probabilistic model to quantify the impact of mass vaccination to cope with the pandemic in Brazil. Since each vaccine has different effectiveness, we measure this impact as the probability of reaching 70% of the total Brazilian population immunized, denoted by herd immunity. Here we present a six-month simulation, from August 31st, 2021 to February 31st, 2022, to track the effectiveness of nine scenarios considering the application of three vaccines, i.e., CoronaVac, AstraZeneca and Pfizer, and three programs with different vaccination rates. Each scenario corresponds to one vaccine applied at a constant rate. The objective is to perform a Risk-Based Cost Benefit Analysis (RBCBA) of the three primary vaccines in Brazil. All three programs were assumed to have the same number of vaccinated people per day, the difference being in the vaccine effectiveness in avoiding infections and deaths. The main result is a cost-benefit graph to compare the programs. We consider ‘cost’ as the total acquisition cost of the vaccines and the expected number of deaths, and ‘benefit’ is measured as the probability of reaching the desired number of people immunized.
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo de CBM através da implementação da metodologia de barreiras bow-tie num esforço para o aumento da continuidade operacional das empresas, além de proporcionar a redução dos custos operacional., através da metodologia design science research. A globalização e o avanço tecnológico formentaram a competitividade das organizações e desta forma, foi necessário a adoção de práticas que otimizem o processo de gestão para o aumento da disponibilidade e confiabilidade dos ativos. Considerando o custo desprendido com a manutenção de equipamentos, esta passou a ter o papel estratégico nas organizações. Para isso, foram utilizadas ferramentas e conceitos de manutenção industrial, engenharia da continuidade e do gerenciamento de riscos, através da aplicação do método de barreiras Bow Tie integrado ao CBM (Condition Based Maintenance). O equipamento selecionado para a aplicação do estudo foi um Separador trifásico, utilizado pela empresa Company ”X” para operações de teste em poços de petróleo terrestres no Brasil. . Como resultado foi criado um modelo de CBM baseado na metodologia de barreiras bow-tie, que pôde proporcionar a redução de 67% no custo anual desprendido com o processo de manutenção do equipamento, além do aumento da disponibilidade do equipamento em mais de 30 dias anuais. Para trabalhos futuros sugere-se a continuidade deste estudo com a implementação de váriáveis já existentes no processo para o monitoramento da condição do equipamento em tempo real, aumenando assim a probabilidade de detecção das causas de falhas, assim como a aplicação de técnicas de inteligência artifical para a determinação da periodicidade de manutenção mais adequada. Com isso, o processo de manutenção poderá ser desenvolvido com uma produtividade ainda maior.
O presente trabalho consistiu na aplicação da técnica de quantificação da confiabilidade humana, a Human Error Assessment Reliability Technique (HEART), para a tarefa crítica de offloading, realizada frequentemente em uma unidade marítima flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo do tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading).
O offloading é uma operação de transferência de carga (petróleo) e, portanto, é coordenada pelo time de carga do FPSO. Ela envolve muitas subtarefas, incluindo manobras e posicionamento do navio aliviador, em relação ao FPSO, operações com fluido perigoso sob alta pressão e manuseio de cabos com potencial de tensionamento, além de ser realizada majoritariamente por pessoas e, portanto, depender dos fatores humanos para sua execução, tais como: qualidade na comunicação entre as partes envolvidas; treinamento e experiência dos operadores; utilização de procedimentos de trabalho; e interação do homem com equipamentos, sistemas e tecnologia.
A técnica HEART foi escolhida por ser uma metodologia de aplicação simples, validada pela comunidade técnica e aplicável à indústria do petróleo. A sua aplicação se deu por meio de um estudo de caso cujo cenário escolhido foi a operação de offloading de um FPSO para um navio aliviador do tipo DP (posicionamento dinâmico) cujas etapas e particularidades foram levantadas por meio da leitura do procedimento de offloading da empresa proprietária da instalação e a partir da entrevista com uma profissional especialista na área, que já atuou como supervisora de carga de um FPSO, função essa diretamente envolvida na execução de tal tarefa.
O estudo de caso teve como premissa detalhar o offloading nas diversas subtarefas que o compõem, identificar as subtarefas de interesse e aplicar a metodologia HEART apenas para elas. Nesse trabalho, foram consideradas subtarefas de interesse aquelas em que as falhas humanas possuem maior potencial em contribuir para a ocorrência de eventos indesejados que tenham como consequência ferimentos graves, fatalidades ou descarga de óleo no mar.
O estudo de caso revelou qual a probabilidade das falhas humanas ocorrerem e influenciarem a operação de offloading, causando eventos indesejados com consequências severas para pessoas e meio ambiente. Além disso, revelou a subtarefa com maior potencial de ocorrência de falhas humanas, para a qual identificaram-se as principais falhas humanas contribuintes e as condições geradoras dessas falhas. Por fim, foram recomendadas, para a subtarefa de maior potencial, medidas remediadoras para a redução da probabilidade de ocorrência das principais falhas humanas identificadas, visando aumentar a confiabilidade humana na operação de offloading de um FPSO e, consequentemente, reduzindo a probabilidade da ocorrência de acidentes durante tal operação.
O conceito Digital Shadow (DS) refere-se à representação digital de um objeto através de um fluxo unidirecional de dados, coletados no mundo físico e processados em ambiente virtual. O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de DS aplicado ao monitoramento de condição de estações de dessuperaquecimento de vapor de super alta pressão de uma unidade de produção de etileno. As etapas de trabalho consistem em análise preliminar dos dados de falha dos equipamentos e elaboração de uma árvore de causas. Com base no histórico de falhas observado, o modelo de DS é desenvolvido como forma de monitorar a condição do ativo e antecipar a necessidade de manutenção. É desenvolvido um método de predição da vida útil residual (RUL) para priorização dos reparos. Os resultados obtidos com a modelagem mostram aderência entre o DS e o funcionamento do equipamento. Ao longo do tempo de operação, o fenômeno de erosão do obturador da estação de dessuperaquecimento é observado pela diferença entre o curso teórico da válvula e o curso real para o coeficiente de vazão necessário. Dentre os benefícios obtidos com o DS estão a capacidade de monitorar a tendência de desgaste de cada estação de dessuperaquecimento, bem como a inédita forma de avaliar a qualidade dos reparos realizados.
O processo de soldagem de interconectores às células solares é um dos mais críticos na fabricação de painéis solares. Durante a soldagem do interconector, a célula solar sofre um certo nível de degradação. Por este motivo, é importante determinar quais parâmetros de processo são importantes e quais são seus níveis adequados, sem muita degradação da célula solar. A variação na qualidade da soldagem por resistência a ponto pode afetar o desempenho e a confiabilidade dos produtos. Assim, este artigo apresenta um projeto, análise e aprimoramento realizado no processo de soldagem de interligações a células solares para uso espacial. A técnica utilizada para isso foi o Projeto e Análise de Experimentos. O projeto escolheu o número mínimo (3) de variáveis e o número mínimo (2) de seus níveis. Os parâmetros considerados para esta análise foram a tensão de soldagem, a pressão do eletrodo para a peça e o tempo de soldagem. A análise complementa outros estudos realizados recentemente. Buscando os melhores valores para os parâmetros. Para isso, a qualidade do ponto de solda foi verificada por meio de um teste de tração. Os resultados sugerem que essa qualidade pode ser melhorada pelos níveis revelados por tal projeto e análise.