Auditores líderes da SSM/ANP (Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) identificaram um grande número de não conformidades relacionadas às SDVs (shutdown valves), ao sistema de dilúvio e ao sistema de drenagem, todos estes relacionados aos cenários de maior risco e severidade das instalações de produção de petróleo e gás offshore, o que fez com que muitas dessas não conformidades fossem relacionadas a situações de Risco Grave e Iminente (RGI).
As auditorias do regulamento técnico ANP n° 43/2007 (sistema de gerenciamento de segurança operacional em plataformas de produção e exploração de óleo e gás, SGSO) realizadas pela ANP ocorrem historicamente com foco na instalação. Todavia, em virtude da criticidade dos temas supracitados e da alta recorrência de desvios, foi proposta a realização de auditorias focadas nestes temas, abrangendo diversas instalações de um mesmo Operador de Instalação.
Outro diferencial desta auditoria foi a instituição da ferramenta do “auto diagnóstico”, onde o Operador deveria, fora do ambiente de auditoria, realizar um auto diagnóstico da gestão de tais elementos críticos à segurança operacional e meio ambiente. Apenas após esta etapa a SSM/ANP realizou as auditorias, com a interpretação de que os desvios identificados no auto-diagnóstico e devidamente tratados não deveriam ser considerados não conformidade ao regulamento da ANP.
Assim sendo, foram realizadas auditorias em nove Operadores de Instalação, sendo estes responsáveis pela operação de aproximadamente 92% das instalações em operação no Brasil.
O presente artigo analisa os resultados obtidos, propõe sugestões para melhoria da regulação e para melhoria do sistema de gestão dos Operadores. Um outro ponto abordado é a demonstração da vantagem econômica de manter estas barreiras operacionais, isto é demonstrado utilizando o conceito MEL – Moralidade, Economicidade e Legalidade (de acordo com o RESEARCH REPORT 506 do órgão regulador do Reino Unido, HSE, Defining best practice in corporate occupational health and safety governance.).
As empresas do setor de energia têm buscado cada vez mais aprimorar os seus processos de gestão de risco diante dos desafios de operar em águas mais profundas e fazer uso de novas ferramentas e tecnologias. Neste sentido, torna-se visível a necessidade de se ter uma gestão de riscos mais robusta e eficaz.
A metodologia de análise de barreiras conhecida como “Bowtie” tem sido muito utilizada entre as empresas do setor de perfuração para óleo e gás como uma ferramenta de apoio ao processo de gestão do risco da segurança operacional. Com a finalidade de reduzir o impacto da subjetividade na tomada de decisão sobre a continuidade operacional e viabilizar a análise sistêmica do risco residual, este trabalho propõe um novo método de gestão de risco contemplando o uso da metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) para suportar o cálculo de Risco Residual em tempo real derivado das eventuais degradações das barreiras.
Para validar este estudo foi realizado uma análise de caso em uma unidade de perfuração do tipo Navio Sonda da empresa Constellation. A aplicação do estudo foi inicialmente delimitada à 01 cenário de risco representado pelo Bowtie MAH – 09 – “Perda de posição” (Major Accident Hazard). Os resultados obtidos na aplicação do novo método de gestão de risco para o cenário de Bowtie estudado, foram considerados eficazes pela equipe de gestão da empresa.
O método AHP foi aplicado em dois momentos no estudo: A primeira teve como propósito classificar o nível de importância de todas as barreiras contidas no Bowtie estudado e definir o PFD-Inicial (probabilidade de falha na demanda) das mesmas; na segunda aplicação o objetivo foi classificar o nível de degradação das barreiras, levando em consideração as barreiras (físicas, humanas e administrativas).
Foram avaliados 306 barreiras e classificadas de acordo com os critérios estabelecidos no método AHP. A percepção dos especialistas que formaram o grupo de trabalho foi que “o resultado final da classificação das barreiras considerando os três critérios principais fez muito mais sentido para os participantes do que a definição baseada somente na classificação da efetividade”.
O estudo realizado para classificação do nível de degradação das barreiras de segurança via aplicação do método AHP, resultou na definição dos pesos dos critérios de degradação de cada tipo de barreira. As barreiras, os critérios e seus respectivos pesos foram cadastrados no CMMS (Computerized maintenance management system) da empresa, onde através da integração com os outros sistemas responsáveis pelo gerenciamento de cada tipo de barreira foi possível automatizar o cálculo das degradações para todos os tipos de barreiras, possibilitando o cálculo e gerenciamento do risco residual de forma sistêmica e automática.
Este trabalho contribuiu para geração de valor ao processo de gestão de risco da empresa Constellation, estabelecendo um novo método de gestão capaz de calcular o Risco Residual dos principais cenários do estudo de caso de segurança (HSE case) de suas unidades operacionais apoiando na tomada de decisão, contribuindo com o planejamento e gerenciamento das operações de uma unidade de perfuração de petróleo offshore.
Risk management is a growing concern in all organisations. Uncertainty is a key concept in risk conceptualisation. The effort of a practical application is to reduce both the risk and uncertainty to acceptable levels (ALARP). The direction is on the bow tie method philosophy and vocation for risk/safety perceptions, controls, and effectiveness, to risk reductions to ALARP levels. The bow tie method supports an ideal perspective on barrier management for decision making but how could a decisor evolve on barrier managing and risk/safety perceptions among the range of scenarios and basic values of barriers to the essential functional understanding? Risk calculation formulas structures analysis and interpretation according to the bow tie method system possibilities configures the proposal. References on disasters, decision-making process, and public health in emergencies risk formulas analysis. Results support interpretation from the perspective of previous studies by the analysis and comparison among the risk formulas elements descriptions.
Risk management is a growing concern in all organisations. Uncertainty is a key concept in risk conceptualisation. The effort of a practical application is to reduce both the risk and uncertainty to acceptable levels (ALARP). The direction is on the bow tie method philosophy and vocation for risk/safety perceptions, controls, and effectiveness, to risk reductions to ALARP levels. The bow tie method supports an ideal perspective on barrier management for decision making but how could a decisor evolve on barrier managing and risk/safety perceptions among the range of scenarios and basic values of barriers to the essential functional understanding? Risk calculation formulas structures analysis and interpretation according to the bow tie method system possibilities configures the proposal. References on disasters, decision-making process, and public health in emergencies risk formulas analysis. Results support interpretation from the perspective of previous studies by the analysis and comparison among the risk formulas elements descriptions.
Este trabalho propõe a estruturação de um sistema de gestão da integridade de barreiras de controle a partir do conhecimento dos fatores de degradação e dos mecanismos de controle destes, com o uso de técnicas de avaliação de riscos. Para realização deste trabalho foi adotado o processo de fabricação de emulsões acrílicas em reatores, com foco no evento acidental de polimerização descontrolada no interior do reator. Para identificação das barreiras de controle foram aplicadas três técnicas de avaliação de riscos, sendo estas a análise bow tie, a análise preliminar de perigos (APP) e o estudo de perigos e operabilidade (HAZOP), dentre as quais a técnica de análise bow tie se apresentou como a mais adequada para alcançar o objetivo proposto neste trabalho em função da identificação simples e clara das informações, com possibilidade de indicação visual da criticidade de cada barreira de controle preventiva ou corretiva.
A partir da aplicação da técnica de análise bow tie foram identificadas as barreiras de controle críticas, bem como os fatores de degradação destas barreiras de controle e os meios adotados para controlar e/ou evitar a incidência de tais fatores, sendo proposta a estruturação de um plano de gestão para as barreiras de controle críticas com ações para assegurar a manutenção da integridade com o estabelecimento da periodicidade e de responsáveis para a execução destas ações.
O objetivo do estudo de confiabilidade dos detectores de CH4 (gás metano), H2S (gás sulfídrico) e CO2 (dióxido de carbono) de unidades estacionárias de produção offshore de petróleo e gás natural é simular o impacto do novo arranjo de votações proposto para redução de eventos de shut-downs indevidos (onde não há o vazamento real de gás), provenientes da falha de dois ou mais detectores na lógica de votação. Os sistemas de produção são concebidos e mantidos de forma a evitar a presença desses gases. Mas, se esta presença ocorrer, os gases devem ser detectados por dispositivos de detecção de fogo e gás projetados para tal. Tais detectores são organizados em grupos de votação, nos diversos módulos que compõem a planta industrial das plataformas. Pela filosofia de segurança de processo, caso dois detectores dentro de uma mesma votação acusem, simultaneamente, a presença de gás no ambiente, a votação daquele grupo é completada e é dado sinal para shutdown no sistema de produção, garantindo a segurança e integridade das pessoas, meio-ambiente e instalações. Por outro lado, os detectores estão sujeitos a falhas. Neste caso, é possível enviar um sinal de falha ao controlador lógico programável (PLC). Se dois ou mais detectores, dentro de uma mesma votação, falharem simultaneamente, é enviado um sinal para shutdown no sistema de produção. Este é o caso indesejável, pois o shutdown é ocasionado por falha em detectores de gás e não pela presença de gás confirmado na planta. Porém, como detectores em falha degradam a lógica de votação, já que há menos detectores disponíveis para detectar a eventual presença de gás confirmado, a filosofia de segurança define que deve ocorrer o shutdown da produção. Foi utilizada modelagem estatística para representar o comportamento de falha dos detectores e diagramas de blocos de confiabilidade para representar os arranjos de votações. As simulações de confiabilidade apontaram uma redução substancial na quantidade de shut-downs indevidos e perdas de produção. Como conclusão principal, a redução deste número de shutdowns é de aproximadamente 70%. Como consequência, haverá redução de perdas de produção e redução de lucro cessante ao longo do tempo. Esta redução é estimada entre 60 e 82%, com uma confiança de 95% para este resultado. As estimativas de redução de eventos de shutdowns indevidos e redução de perdas de produção mostra que é viável o trabalho de reorganização das votações. A modelagem e os resultados das simulações abrem caminho para outras ações de melhoria após a reorganização das votações. Uma vez que foram estabelecidas as criticidades dos detectores que estão dentro do escopo deste trabalho, é possível adotar estratégias de manutenção diferenciadas a eles. Também é possível se ter maior embasamento para compra de detectores de maior confiabilidade.
O regulamento técnico ANP n° 43/2007 (sistema de gerenciamento de segurança operacional em plataformas de produção e exploração de óleo e gás, SGSO) dispõe que a metodologia de análise de risco deve considerar fatores humanos. Todavia, ainda existem dúvidas da indústria de óleo & gás no Brasil de como atender esse requisito regulatório. De acordo com o entendimento de outros órgãos reguladores internacionais e outros setores da indústria, a metodologia mais adequada seria a análise de confiabilidade humana, uma vez que considera a avaliação sistemática dos fatores humanos.
Existem atualmente mais de 70 métodos disponíveis de análise de confiabilidade humana, alguns mais adaptáveis para a indústria de óleo & gás. O órgão regulador de segurança do Reino Unido (HSE) propôs em 2009 um guia para orientar o mercado inglês quais métodos seriam aceitos em seus estudos de risco. Porém, novos métodos surgiram após esta data, dentre eles um adaptado especialmente para a indústria de óleo & gás – o Petro-HRA. Este artigo se propõe a criticar este método utilizando os mesmos critérios do HSE, e testá-lo através de um estudo de caso.
O estudo de caso trata da operação para teste de poços onshore (em campos terrestres de produção de óleo e gás), um procedimento crítico para segurança e meio ambiente. A operação é composta de diversas tarefas críticas para segurança onde algumas interfaces com o sistema podem induzir ao erro humano, como por exemplo o posicionamento das válvulas em um manifold de produção.
O objetivo desta avaliação é a de testar o novo método frente a outros mais consolidados (como o HEART), não só comparando os resultados mas também a facilidade de uso de acordo com os recursos da própria empresa.
O alto crescimento populacional e a qualidade da água estão diretamente relacionados a alguns fatores críticos nas estações de tratamento e, muitas vezes, não são percebidos ou ignorados por razões econômicas predominantes. O presente estudo tem como objetivo apresentar os fatores de risco que podem influenciar o processo de tomada de decisão em um projeto de rede de drenagem de efluentes. A literatura disponível sobre análise de risco para esse tipo de processo é limitada. Por meio de questionários respondidos por especialistas da área em redes sociais. Dessa forma, o fator mais crítico é a) possibilidade de reaproveitamento de efluentes tratados, geração de odores, interação com a vizinhança e legislação ambiental regional b) conhecer a legislação local como primeira condição para um projeto de tratamento de efluentes, é importante ressaltar que diferenças na legislação muitas vezes tornam impossível implementar um projeto de tratamento que seja bem-sucedido de um estado para outro. c) o estudo de interação com a vizinhança deve levar em consideração para que não haja problemas com a Legislação Ambiental vigente de forma a minimizar os problemas com as pessoas que vivem no entorno das estações de tratamento de efluentes. Conclui-se que o método proposto é uma fonte inestimável para profissionais de meio ambiente e tomadores de decisão, na medida em que amplia suas informações sobre projetos de redes de drenagem e auxilia na identificação de fatores de risco críticos e permite a implementação de ações para evitar o insucesso do projeto.
Palavras-chave: Efluentes tratados; Reuso; Gestão de Recursos Hídricos; Diagrama de afinidade; AHP
Some works and reports state that the majority of accidents and undesirable events happen due to human errors. For this reason, human error has been studied for some decades, mainly with special incidence on critical infrastructures and complex systems where the impact of those errors can result in catastrophic consequences.
Human Reliability Analysis (HRA) is one of the most difficult issues when dealing with risk analysis.
While the definition for the reliability of physical assets is defined as “the ability of an item to perform a required function under given conditions for a given time interval”, the human reliability is frequently described as a wider and more complex concept. The probability of someone to make an error is directly influenced by several factors such as the natural ability, training, experience and age, among other factors. Usually it is referred to “the probability of a person not to fail on the accomplishment of a required task (action), when demanded, in a given period of time, under adequate environmental conditions and with available resources to perform it”.
Considering that most of the medical activities involve risk (mainly for the patient), it is also possible to have human errors, leading to the occurrence of related adverse or undesired events. Thus, it is also important to study human error on medical activities and define strategies to effectively decrease or eliminate such errors and with that reducing the risk of undesirable events.
The objective of this work is to show a semi-quantitative human error risk assessment methodology to be applied on medical activities, including the analysis of Performance Shaping Factors (PSFs) that can influence the human error. It is based on a questionnaire and allows performing a Human Error Risk Assessment (HERA) for both the patient and the quality of the service performed on a specific healthcare institution.
The results show which PSFs have the highest impact on human error and how it can be reduced after applying corrective or proactive measures. This methodology was applied on a real case of an operating room of one of the biggest public hospitals in Portugal.
The application of the methodology allows minimizing or mitigating human errors with higher risk, increasing patient safety and leading to a better quality of the service performed.