O Terminal Ferroviário da Ponta da Madeira (TFPM) possui uma das oficinas de manutenção de vagões mais complexas e tecnológicas do mundo, o Centro de Troca e Manutenção de Rodeiros (CTMR). Com capacidade para troca de até 170 rodeiros por dia, 6 linhas para manutenção de até 6 lotes de 110 vagões, tem por finalidade garantir que uma frota de aproximadamente 20.000 vagões se mantenha dentro dos parâmetros de segurança para garantir confiabilidade no transporte de cargas e passageiros na EFC (Estrada de Ferro Carajás). Aliado a isso, um moderno sistema de sensoriamento ferroviário, os Waysides, são responsáveis por captar a cada passagem de trens, diversos parâmetros de rodeiro. Assim, a passagem de um trem com 330 vagões gera um grande volume de dados que necessitam de uma atenção especial para que a priorização dos ativos rodantes seja feita de forma ótima, garantindo que todos os recursos sejam utilizados e não ocorram impactos tanto na manutenção como na operação de trens. Para lidar com isso, a utilização de ferramentas de Business Intelligence aliado a um forte trabalho de engenharia de dados permite o gerenciamento do quadro de ativos rodantes de forma única, agilizando a tomada de decisões.
O sistema Hotbox/HotWheel (HBW) são equipamentos Waysides responsáveis por medir a temperatura de rolamento e rodas das composições ferroviárias. Durante a movimentação na região dos sensores, estes componentes de vagões e locomotivas emitem calor através de radiação infravermelha sendo estas detectadas pelos sensores pirômetros localizados na ferrovia. Após os dados coletados e processados, as informações são enviadas para um supervisório centralizado através de uma rede de comunicação por pooling. Em caso de alarmes, é solicitada a parada imediata da composição para a avaliação. Uma alta confiabilidade desse ativo é desejada pois está diretamente ligado a segurança operacional, além de que, paradas indesejadas, geram alto custo operacional. Basicamente, a manutenção deste ativo é realizada em inspeções de 21 dias, preventivas de 52 semanas ou corretivas quando há algum evento que leve a perda da função requerida. O presente trabalho tem por objetivo a implantação de manutenção pôde-se traçar a curva distribuição probabilidade Weibull para avaliação de confiabilidade. Estratificando-se o problema, identificou-se que os principais modos de falha estão ligados a ruídos no sensor pirômetro e falhas no envio de dados. Para mitigar os desvios, construiu-se em estrutura SQL, um supervisório com informações provenientes do sinal de cada sensor pirômetro e tempo de transmissão de dados para acompanhamento preditivo. Após a implantação da funcionalidade e estratégia de manutenção, a confiabilidade do ativo passou a 93,19% considerando um tempo de missão de 21 dias.
Para que seja alcançado a meta de volume de minério a ser transportado, é de fundamental importância garantir a segurança operacional, otimizar o custo de manutenção além da qualidade e confiabilidade da frota de vagões. Para isso, a Estrada de Ferro Carajás possui uma das oficinas de manutenção de vagões mais complexas e tecnológicas do mundo, o Centro de Troca e Manutenção de Rodeiros (CTMR). O CTMR utiliza o modelo pit stop que, alinhado a estratégia de manutenção e disponibilização de recurso, possibilita que rodeiros críticos sejam priorizados para substituição e manutenção. Um dos componentes do rodeiro é o rolamento. Devido a condições de manutenção, montagem ou problemas do truque do vagão, este componente pode apresentar comportamento anormal, dentre eles, o aquecimento. Este calor emitido é captado por sensores instalado na ferrovia. São os Hot Box Detectors. O presente trabalho tem por objetivo utilizar-se do banco histórico de temperatura de cada rolamento, de cada vagão da frota e, baseado nestas informações, construir uma árvore de decisão para priorização de rodeiros a serem trocados. A partir de estatística descritiva, foi possível encontrar padrão e construir regras baseada em diferenças históricas de temperaturas de rolamentos mesmo eixo. Com o trabalho desenvolvido foi possível mapear novos modos de falha e aumentar a confiabilidade quanto alarmes de caixa quente.
Neste estudo explorou-se a aplicação do Método Análise Cognitiva do Trabalho, Cognitive Work Analyses (CWA) nos simuladores Flight Training Device (FTD) da Divisão de Simulação do Centro de Instrução de Aviação do Exército. O CWA refere-se a uma metodologia de aplicação da carga cognitiva do trabalho existente entre um sistema e os fatores humanos envolvidos. Portanto, é uma ferramenta utilizada para projetar e analisar sistemas sociotécnicos complexos e facilitar a comunicação entre as equipes envolvidas nos processos do sistema. Considerou-se a proposta de verificar a atuação do sistema FTD utilizado na aviação militar, por meio dos simuladores Flight Training Device (FTD), cujas configurações e displays pertencem a aeronave AS-350, Esquilo, da Eurocopter, concluindo-se quatro fases do método. Como resultado do trabalho, averiguou-se a eficácia do método por meio de ferramentas que visam analisar o comportamento dos trabalhadores, conhecer as limitações e melhorias no projeto de forma sistêmica, com foco na interação entre o fator humano e a tecnologia apresentada.