O presente trabalho consistiu na aplicação da técnica de quantificação da confiabilidade humana, a Human Error Assessment Reliability Technique (HEART), para a tarefa crítica de offloading, realizada frequentemente em uma unidade marítima flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo do tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading).O offloading é uma operação de transferência de carga (petróleo) e, portanto, é coordenada pelo time de carga do FPSO. Ela envolve muitas subtarefas, incluindo manobras e posicionamento do navio aliviador, em relação ao FPSO, operações com fluido perigoso sob alta pressão e manuseio de cabos com potencial de tensionamento, além de ser realizada majoritariamente por pessoas e, portanto, depender dos fatores humanos para sua execução, tais como: qualidade na comunicação entre as partes envolvidas; treinamento e experiência dos operadores; utilização de procedimentos de trabalho; e interação do homem com equipamentos, sistemas e tecnologia.A técnica HEART foi escolhida por ser uma metodologia de aplicação simples, validada pela comunidade técnica e aplicável à indústria do petróleo. A sua aplicação se deu por meio de um estudo de caso cujo cenário escolhido foi a operação de offloading de um FPSO para um navio aliviador do tipo DP (posicionamento dinâmico) cujas etapas e particularidades foram levantadas por meio da leitura do procedimento de offloading da empresa proprietária da instalação e a partir da entrevista com uma profissional especialista na área, que já atuou como supervisora de carga de um FPSO, função essa diretamente envolvida na execução de tal tarefa.O estudo de caso teve como premissa detalhar o offloading nas diversas subtarefas que o compõem, identificar as subtarefas de interesse e aplicar a metodologia HEART apenas para elas. Nesse trabalho, foram consideradas subtarefas de interesse aquelas em que as falhas humanas possuem maior potencial em contribuir para a ocorrência de eventos indesejados que tenham como consequência ferimentos graves, fatalidades ou descarga de óleo no mar.O estudo de caso revelou qual a probabilidade das falhas humanas ocorrerem e influenciarem a operação de offloading, causando eventos indesejados com consequências severas para pessoas e meio ambiente. Além disso, revelou a subtarefa com maior potencial de ocorrência de falhas humanas, para a qual identificaram-se as principais falhas humanas contribuintes e as condições geradoras dessas falhas. Por fim, foram recomendadas, para a subtarefa de maior potencial, medidas remediadoras para a redução da probabilidade de ocorrência das principais falhas humanas identificadas, visando aumentar a confiabilidade humana na operação de offloading de um FPSO e, consequentemente, reduzindo a probabilidade da ocorrência de acidentes durante tal operação.