A Corrosão tem se apresentado como principal preocupação da indústria petrolífera quanto à integridade de suas tubulações de equipamentos submarinos, os quais são utilizados nos procedimentos de produção e transporte de petróleo e gás natural. Dentre os mecanismos de falha possíveis nestas tubulações, majoritariamente fabricadas em aços carbono de baixa liga, a Corrosão Interna e Uniforme destaca-se como a de maior razão incidência-impacto. Este processo culmina em perda de espessura generalizada ao longo das tubulações, a qual é causada pelo ambiente corrosivo criado pela presença de agentes corrosivos CO2 e/ou H2S e água na composição dos fluídos multifásicos transportados pelas tubulações. Diferentes modelos comerciais vêm sendo desenvolvidos para realizar a Predição da Taxa de Corrosão nestas tubulações através dos principais parâmetros físico-químicos do sistema. Estes modelos variam entre formulações empíricas e mecanísticas, entre as opções de parâmetros de entrada e os respectivos limites operacionais e entre os graus de conservadorismo empregados na modelagem. Este trabalho sumariza informações acerca da Avaliação da Corrosão por meio da aplicação destes modelos. São endereçados informações e trabalhos que envolvem o tema da Corrosão Interna e Uniforme e das classificações dos modelos preditivos, e sumarizados os parâmetros de entrada, unidades empregadas e limites operacionais dos principais modelos presentes na indústria (NORSOK, OLI e Predict), os quais se dividem entre as atividades de Modelagem da Tensão de Cisalhamento na Parede da Tubulação e do pH e de Predição da Taxa de Corrosão. Os resultados da aplicação dos modelos em casos operacionais da literatura são discutidos em busca de perspectivas acerca das incertezas dos modelos. Nos três casos práticos trabalhados, as falhas de operação foram avaliadas de forma retroativa pelos modelos, permitindo o discernimento quanto às limitações de aplicação destes. Os resultados de uma Análise de Sensibilidade complementar à esta aplicação dos modelos são apresentados, fornecendo uma primeira avaliação do impacto dos parâmetros de entrada na predição. Ao fim, encontram-se endereçados os trabalhos em desenvolvimento para utilização dos modelos comerciais junto à atividade de Cálculo da Vida Remanescente de uma Tubulação por meio da Confiabilidade Estrutural.Palavras-Chave: Avaliação da Corrosão Interna e Uniforme; Modelos de Predição da Corrosão; Análise de Sensibilidade; Tubulações de Aço Carbono para Transporte de Petróleo e Gás Natural; Agentes Corrosivos CO2 e H2S.