A análise da segurança das operações de perfuração de poços de petróleo a partir da visão sistêmica é ainda um campo ainda pouco difundido, em função de seu caráter cético e desconhecido quando comparado às análises mais tradicionais. O fato, é que este tipo abordagem apresenta uma série de precedentes positivos, uma vez que traz para o avaliador, a possiblidade de trabalhar com problemas mais complexos, onde pode haver uma ineficiência da segurança. Este comprometimento, muitas vezes está relacionado a inexistência de estruturas de controles específicos, controles inadequados ou mesmo de feedback deficientes que, quando ocorrem, podem levar a ocorrência de acidentes. Uma avaliação conjunta destas estruturas permite ao analista identificar as deficiências de segurança do sistema e assim projetar e/ou modificar um projeto existente de modo que ele suporte o caráter dinâmico destes sistemas. A visão sistêmica tem trazido resultados promissores para algumas aplicações, especialmente àquelas caracterizadas por uma maior presença de sistemas computacionais ou mesmo envolvendo aspectos de automação. Nestes tipos de aplicações, nem sempre é possível simular todos as possiblidades das ações exercidas pelos controles computacionais, o que faz com que o analista busque novas ferramentas e métodos de avaliação. Entre as áreas que mais aderiram a esta abordagem estão: a aviação civil, indústria aeroespacial, indústria automotiva além dos setores militares de inteligência que buscam avaliar a segurança de suas operações e projetos. Apesar de baixa aderência no setor petroquímico, existe uma tendência de crescimento tendo em vista o aumento da complexidade das operações e aumento da automação do setor. Desta forma, com objetivo de contribuir com o setor este artigo discute o emprego da análise sistêmica para avaliação da segurança nas operações de perfuração de poços em ambiente offshore. A partir de uma linha de pensamento sistêmico, a análise mostra as vantagens ao avaliar a segurança destas operações com base em um estudo que avalia o sistema como um todo de maneira a identificar possíveis controles ineficazes e que podem existir durante esta etapa e que, por si, podem contribuir para ocorrência de acidentes. Como ferramenta de suporte e apoio, este estudo considerou a aplicação do System-Theoretic Process Analysis (STPA) que busca, entre outros, identificar cenários inseguros que podem levar a ocorrência de acidentes. Os resultados preliminares permitiram a identificação de 405 cenários de perdas relacionados a 39 tipos de ações inseguras que podem ocorrer durante a atuação do Blowout Preventer (BOP) e servem de apoio e estudo para o desenvolvimento, entre outros, de indicadores de risco e de lead.