O sistema Hotbox/HotWheel (HBW) são equipamentos Waysides responsáveis por medir a temperatura de rolamento e rodas das composições ferroviárias. Durante a movimentação na região dos sensores, estes componentes de vagões e locomotivas emitem calor através de radiação infravermelha sendo estas detectadas pelos sensores pirômetros localizados na ferrovia. Após os dados coletados e processados, as informações são enviadas para um supervisório centralizado através de uma rede de comunicação por pooling. Em caso de alarmes, é solicitada a parada imediata da composição para a avaliação. Uma alta confiabilidade desse ativo é desejada pois está diretamente ligado a segurança operacional, além de que, paradas indesejadas, geram alto custo operacional. Basicamente, a manutenção deste ativo é realizada em inspeções de 21 dias, preventivas de 52 semanas ou corretivas quando há algum evento que leve a perda da função requerida. O presente trabalho tem por objetivo a implantação de manutenção pôde-se traçar a curva distribuição probabilidade Weibull para avaliação de confiabilidade. Estratificando-se o problema, identificou-se que os principais modos de falha estão ligados a ruídos no sensor pirômetro e falhas no envio de dados. Para mitigar os desvios, construiu-se em estrutura SQL, um supervisório com informações provenientes do sinal de cada sensor pirômetro e tempo de transmissão de dados para acompanhamento preditivo. Após a implantação da funcionalidade e estratégia de manutenção, a confiabilidade do ativo passou a 93,19% considerando um tempo de missão de 21 dias.